Você já parou para pensar que quando tudo isso passar, será que tudo realmente voltará a ser como era antes do COVID-19?
Estamos em um mundo em transformação.
O futuro virou atual e emergente!
• O novo normal;
• O comércio online deixa de ser uma opção secundária de compra;
• Educação online mais presente;
• Hábitos de viagens à trabalho são substituídas por videoconferências;
• Telemedicina;
• Modo de viver e se relacionar irá mudar;
• Gestão nas empresas mais humanizada;
• Inteligência Artificial;
• Novas competências
Ufa.....Quanta transformação!!!!!
É momento de criarmos consciência de que esta crise nos traz grandes oportunidades de mudanças.
Neste artigo compartilho com vocês minhas reflexões sobre o novo olhar que devemos dar para a gestão das empresas.
Nos mais de 20 anos atuando como consultora organizacional e coach venho observando, que há a necessidade do olhar para o ser humano, não mais como uma peça produtiva, mas como alguém que precisa estar bem, para que possa dar o seu melhor neste sistema vivo que chamamos usualmente de “Organização”.
A primeira coisa que as empresas devem buscar, é o olhar para as relações das pessoas, buscando relacionamentos saudáveis, criando um ambiente de escuta empática.
E para que isso aconteça se faz necessário fortalecer relações de confiança sólidas e de profundidade, que convidem a equipe a ter muito mais autonomia e criatividade.
Cuidar do desenvolvimento da cultura, é fundamental, pois pessoas que estão desalinhadas com a cultura, mesmo que entreguem excelentes resultados financeiros, causam grandes estragos na cultura, ferindo os valores da empresa.
Implementar ferramentas de gestão participativa, orientadas por valores, propósito e resultados coletivos, será uma excelente opção para o engajamento dos times.
Gerir equipes e projetos com resultados que emergem pela inteligência coletiva e ação colaborativa, é o grande olhar que devemos dar.
Olhar para a saúde integral das pessoas (Mente | Corpo | Alimentação), para que todos estejam saudáveis e possam ser e dar o seu melhor, é algo nunca pensado antes.
Acolher a diversidade e o momento de cada um, serão fundamentais para que as pessoas se sintam acolhidas e pertencentes.
Proporcionar diálogos soltos para expressarem suas dores e desta forma buscar a auto cura do sistema, afinal, a organização é um sistema vivo.
Criar espaço para aprender, errar e experimentar, sem que o erro seja punido, afinal o erro da experimentação gera transformação.
Dar liberdade com responsabilidade através de princípios.
Criar a melhor experiência de jornada das pessoas dentro da organização.
Buscar soluções para melhorar positivamente o impacto que estamos causando (dentro e fora da empresa).
E para finalizar, o grande aprendizado que tiraremos desta quarentena, é que devemos buscar muito mais soluções em rede, fazendo trocas se ajudando de forma mútua.
Lucedile Antunes mãe da Julia e do Raphael, Palestrante, Coach e Consultora em gestão empresarial, especialista no desenvolvimento de soft skills, apaixonada pela evolução das pessoas e pioneira na utilização de ferramentas que mapeiam com precisão a essência do comportamento humano, elevando projetos e pessoas a outros patamares de maturidade. Autora do Best Seller Soft Skills - Competências Essenciais para os Novos Tempos - Literare Books Internacional.
Contatos: (11) 98424-9669 | lucedile@lantunesconsultoria.com.br
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