Vimos no artigo de dezembro, como planejar e estruturar um sistema de gestão eficiente, entretanto temos agora um grande desafio pela frente, que é a implantação de um sistema de gestão.
Vocês já se questionaram de quem é realmente a responsabilidade pelo sucesso do sistema de gestão?
“Havia um importante Trabalho a ser feito, TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria, QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fez.
ALGUÉM se zangou porque era um Trabalho de TODO MUNDO, TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas, NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo.
Ao final TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando, NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito”. (autor desconhecido)
Você conhece ou já viu uma situação assim?
A implantação de um sistema requer quebrar muitos paradigmas, e o grande sucesso está em quem opera tudo isso, que são as “pessoas”.
Portanto, desenvolver nas pessoas a consciência da importância das suas atividades individuais e no todo, bem como, o respeito com os seus clientes internos no cumprimento das entregas, sem dúvida trará a sua organização, resultados surpreendentes, e uma grande vantagem competitiva, em especial no setor de construção civil, principalmente em momentos de crise, onde as pessoas terão que ser muito mais produtivas.
A maior dificuldade está no engajamento das pessoas, e para que o engajamento aconteça, é preciso comunicar de forma muito transparente as responsabilidades dos colaboradores dentro das rotinas de cada processo e treiná-las para tomar decisões.
Na obra, as responsabilidades da equipe (administrativo, mestre, engenheiro, coordenador, estagiário, almoxarife, encarregado, etc) devem estar claramente definidas, para que cada um entregue a sua parte de forma consciente, ou seja, compreendendo o impacto de deixar de entregar ou simplesmente entregar incompleto, por exemplo.
Outro fator fundamental, é estimular a geração de ideias, e ouvir sempre as opiniões de quem realiza as atividades, isso pode ajudar a identificar processos e/ou rotina ineficazes. Por exemplo a realização de reuniões relâmpago todas as manhãs no canteiro de obras, onde a equipe pode reportar dificuldades tais como por exemplo: atrasos, não conformidades, recursos, logística, entre outros, e desta forma, todos terão a oportunidade de falar, e deste encontro poderão surgir muitas ideias e também riscos potenciais que poderão ser mitigados.
Desejo sucesso na implantação do SG na sua empresa!
Grande Abraço!
Lucedile Antunes é Consultora organizacional em “Processos” e “Pessoas”, Escritora, Coach e Palestrante. Contatos: (11) 98424-9669 lucedile@lantunesconsultoria.com.br
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