Você já se perguntou qual poderia ser a sua estratégia interna para implantar processos na sua Organização?
De acordo com os critérios de excelência da FNQ – Fundação Nacional de Qualidade, na estruturação dos processos, devemos levar em consideração os processos de negócios, os processos de apoio e os processos de gestão, no momento do estabelecimento do seu sistema de gestão.
Qualquer que seja o momento que sua organização esteja em termos de maturidade dos processos, sejam ele em fase inicial de estruturação do seu sistema de gestão ou em fase de aprimoramento dos processos já implantados, eu recomendo, que seja feita uma análise das práticas atuais x práticas pretendidas em termos de propósito, desempenho e boas práticas de mercado.
Durante meus trabalhos de consultoria, quando eu questiono porque determinadas práticas são realizadas daquela maneira, eu usualmente tenho como resposta:
- “A norma não exige que seja desta forma”?,
Ou
- Sabe que nunca me questionei?
- “Realmente não sei, pois desde que entrei aqui na Organização, aprendi desta forma, e realmente nunca me questionei se a forma de fazer está efetivamente agregando valor e resultados”.
Portanto, como falamos anteriormente, na estruturação dos processos, recomenda-se levar em consideração:
Propósito: Conhecer a missão do processo, ou seja, a razão da sua existência e os resultados pretendidos em termos de desempenho;
Integração: inter-relacionamento com outras práticas, a cooperação entre as áreas;
Benchmarking: busca de boas práticas no setor ou no mercado.
Melhoria continuada: demonstração do compromisso com os requisitos das partes interessadas e resultados estratégicos e operacionais.
Foco no cliente interno: o cliente externo não poderá ficar satisfeito, se internamente os processos não se tratarem como clientes e fornecedores;
Liderança: definição clara de responsabilidades e autoridades
Na etapa de planejamento e priorização dos processos a serem estruturados ou reinventados na organização, eu recomendo que sejam levadas em consideração os processos que tenham maior:
o Impacto no cliente
o Contribuição para a estratégia
o Impacto Financeiro
o Impacto na Qualidade do Produto
o Impacto na necessidade das partes interessadas.
Grande abraço!
Lucedile Antunes é Consultora organizacional em “Processos” e “Pessoas”, Escritora, Coach e Palestrante. Contatos: (11) 98424-9669 lucedile@lantunesconsultoria.com.br
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