Escrito por: Lucedile Antunes em 23/01/2017
Na nova versão da ISO 9001:2015, a alta direção terá seus papéis muito bem definidos. Isso porque esta versão traz requisitos para uma gestão voltada para “resultados” e alinhada com as necessidades do negócio e as expectativas das partes interessadas.
O objetivo da ISO – International Organization for Standardization, é assegurar que através da liderança e engajamento da alta direção, teremos um SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade, que garante que a organização cumpra o que foi prometido e acordado com o seu cliente, incluindo requisitos legais relacionados aos produtos e serviços.
Para atingir isso a alta direção terá que se envolver muito mais.
E aí vem a grande pergunta! Como que este envolvimento se dará?
o Garantindo que os processos do SGQ estão alinhados com o direcionamento estratégico e as necessidades do negócio;
o Garantindo que cada colaborador entenda seu papel, o papel da sua área e cumpra as entregas com as demais áreas, que é o “foco no cliente interno”;
o Promover o uso do pensamento baseado nos riscos, antecipando possíveis problemas e tratando preventivamente;
o Garantindo a disponibilização dos recursos necessários;
o Mantendo uma comunicação efetiva sobre a importância e responsabilidade de todos em cumprir os requisitos dos processos e do produto em busca da conformidade;
o Garantindo que o SGQ alcance os resultados pretendidos;
o Engajando, liderando e apoiando as pessoas a contribuir para a eficácia;
o Promovendo a melhoria contínua;
o Desenvolvendo suas lideranças, para garantir que exerçam um efetivo papel de líder junto as suas áreas sendo o “exemplo” e “inspiração” para o time.
Grande Abraço!
Lucedile Antunes é Consultora organizacional em “Processos” e “Pessoas”, Coach Escritora e Palestrante. Contatos: (11) 98424-9669 lucedile@lantunesconsultoria.com.br
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