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Foto do escritorLucedile Antunes

O que motiva e o que retém as pessoas


Estudos de instituições como a FGV, comprovam que o salário nunca está entre os fatores que mantém as pessoas nas empresas, apenas no caso de funções normalmente de baixa complexidade.


Ø Então o que motiva as pessoas?


No começo as pessoas se motivam pela recompensa financeira, mas a força motivacional do dinheiro, é apenas um fator ativador e que vai perdendo força à medida que os colaboradores se acostumam com o nível de remuneração.


A grande verdade é que as pessoas têm outras fontes de motivação.


O bom relacionamento com os colegas no ambiente de trabalho, é o item de maior motivação na carreira.


Em segundo lugar está o reconhecimento como um bom profissional, e em terceiro as pessoas fazerem o que realmente gostam.


Outros fatores que motivam e retém os colaboradores são trabalhar com pessoas que admira, ter autonomia de ação, ter desafios constantes, ter voz ativa junto ao líder, flexibilidade de horário, possibilidade de crescimento na organização, possibilidade de coordenar/gerenciar pessoas e participar nas decisões estratégicas da organização.

Ter autonomia faz com que os colaboradores adquiram mais responsabilidade, ajam como se fossem o dono do negócio.


E quais são os principais fatores que fazem com que as pessoas se desmotivem?

A cultura do protecionismo é o grande perigo. Os colaboradores esperam justiça e a transparência nas relações de trabalho.


Quando não há o sentimento de pertencimento e o colaborador não tem abertura para contribuir para o resultado ele se desmotiva.


E principalmente quando as pessoas não possuem um gestor inspirador, em que possam aprender, se espelhar e crescer profissionalmente.


Abaixo compartilho com vocês 5 dicas para manter sua equipe motivada:


Dica 1: Defina e comunique claramente as pessoas o que deve ser feito, quais são suas responsabilidade e o que a empresa espera.

Dica 2: Constantemente de feedbacks principalmente construtivos, para que as expectativas estejam sempre alinhadas

Dica 3: Reconheça e agradeça.

Dica 4: Remunere de forma justa e transparente.

Dica 5: Construa uma relação de respeito e confiança com as pessoas assegurando boas praticas de comunicação, liderança e participação.


Liderar pessoas é atrair, motivar e reter, contribuindo para o aumento de sua felicidade pessoal, dentro de um clima organizacional saudável!


Espero que tenha gostado das dicas acima!


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