No artigo deste mês eu resolvi fazer uma dinâmica de perguntas e respostas com os principais questionamentos que recebo dos meus leitores sobre o tema Soft Skills.
Então vamos lá:
1. As soft skills estão ganhando cada vez mais importância. O que mudou no mercado para que isso acontecesse?
Esta já era uma grande tendência. As empresas estão cada vez mais recrutando pelas soft skills. Dados da pesquisa mundial da Michael Page mostram que 91% dos profissionais são demitidos por problemas comportamentais, ou seja, ausência de soft skills.
2. De que forma as soft skills e as hard skills podem trabalhar juntas?
Para ser um profissional de sucesso, se faz necessário ter as soft e as hard skills. É interessante que você faça uma auto avaliação pessoal e identifique suas melhores soft e hard skills e também as que precisa se desenvolver para atingir os resultados que você quer alcançar. Sabiamente Albert Eistein diz: “Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual”.
3. Qual é a melhor forma de desenvolver soft skills?
O primeiro passo é a expansão de consciência e consiste em reconhecer seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Para isso recomendo fazer um SWOT pessoal.
Você também pode aplicar testes que te apoiarão nesta descoberta, além de conversar com pessoas a sua volta como seu líder, pares e subordinados para conhecer deles os seus pontos fortes e a melhorar. Depois é necessário conhecer os resultados que deseja alcançar, como por exemplo: se comunicar melhor, saber negociar, ter empatia, e por ai vai.
Após este autoconhecimento sobre si, o próximo passo consiste em buscar novas estratégias para agir e se colocar em ação praticando com disciplina.
Desta forma começará a ter resultados diferentes e se sentirá cada vez mais motivado e engajado.
4. Na sua opinião, as soft skills são importantes para qualquer tipo de profissional e ambiente de trabalho?
Sim, são muito importante desde o cargo mais simples da operação até o mais alto nível da organização. Soft skills são para a vida e para os relacionamentos interpessoais.
5. Quais são os principais benefícios das soft skills para a empresa?
Tendo funcionários mais competentes a empresa atinge melhores resultados. Clientes são pessoas, funcionários são pessoas. Portanto se a sua empresa não entende de pessoas ela não entende de negócios.
6. De que forma elas auxiliam no crescimento do negócio?
Funcionários com as soft skills bem desenvolvidas, se relacionam melhor, criam mais alianças, resolvem os problemas com muito mais facilidade, agem com mais inteligência emocionante por aí vai.
Desejo sucesso à você!
Lucedile Antunes é Palestrante e Mentora Organizacional, autora e Idealizadora do Best Seller Soft Skills - Competências Essenciais para os novos Tempos pela Literare Books.
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