As “soft skills” são as habilidades humanas e comportamentais. Estudos da PageGroup International apontam que 91% dos profissionais são contratados pelo currículo e experiências (hard skills), porém a principal causa das demissões são os problemas comportamentais (soft skills).
A tecnologia e a inteligência artificial avançam rapidamente, porém sabemos que as soft skills dificilmente serão copiadas pelos robôs.
Portanto, se você deseja se destacar pessoal e profissionalmente nos dias atuais, comece a observar como andam as suas soft skills.
Empatia, comunicação intrapessoal, coragem, resiliência, inteligência lúdica, emocional, espiritual e relacional, adaptabilidade, lifelong learning que é a capacidade de aprendizagem ao longo da vida, trabalho em equipe, autoliderança, atitude positiva, criatividade e aprendizado, sensibilidade, resiliência, resolução de problemas, humor, netweaving, autenticidade, altruísmo, escuta ativa, negociação, pensamento empreendedor, experimentação, colaboração, estão entre as mais de 50 soft skills abordadas nos meus livros da série soft skills, eleitos best seller pela revista Veja.
Uma pergunta que sempre me fazem, é: Qual é a melhor forma de desenvolver soft skills?
O primeiro passo é a expansão de consciência e consiste em reconhecer seus pontos fortes, e a desenvolver, e para isso é preciso se autoconhecer e se observar.
Você pode, por exemplo, fazer um SWOT pessoal para que possa mapear suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Você também pode aplicar diversos testes que te apoiarão nesta descoberta pelo autoconhecimento, além de conversar com pessoas a sua volta, o que considero super poderoso. Pergunte ao seu líder, pares e liderados, quais são suas maiores qualidades, pontos a melhorar e se pudessem dar um conselho, que conselho eles os dariam.
Depois é necessário ter clareza dos resultados que você deseja alcançar, como por exemplo: se comunicar melhor, saber negociar, ter empatia, saber vender bem suas ideias, ouvir mais, etc.
Após este autoconhecimento sobre si, o próximo passo consiste em buscar novas estratégias para agir e se colocar em ação praticando com disciplina. Desta forma começará a ter resultados diferentes e se sentirá cada vez mais motivado e engajado.
Quais são os principais benefícios das soft skills para a empresa?
Tendo funcionários mais competentes a empresa atinge melhores resultados.
Funcionários com as soft skills bem desenvolvidas, se relacionam melhor, criam mais alianças, resolvem os problemas com muito mais facilidade, trabalham mais unidos e em sincronia, agem com mais inteligência emocional e consequentemente, contribuem muito mais para os resultados dos negócios.
(*) Lucedile Antunes - Idealizadora da série “Soft Skills” eleitos best-sellers pela revista VEJA publicados pela Literare Books Internacional, engenheira civil de formação e uma das referências no Brasil, no desenvolvimento de Soft Skills, Palestrante, Coach e Mentora de empresas, apaixonada pela evolução das pessoas e uma entusiasta por estimular transformações nas organizações, lideranças e pessoas inspirando todos para que assumam o seu protagonismo experimentando novas formas de agir e pensar, obtendo resultados completamente diferentes. Coautora de 13 livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional, mãe da Julia e do Raphael.
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