Quando foi a última vez em que você fez alguma mudança na sua vida ou no seu dia a dia?
...A mudança é inevitável...
...Nada permanece igual...
...Lidar com as perdas faz parte da vida...
“O mais gostoso da vida é termos a oportunidade de se adaptar e viver novas experiências”
Como seres humanos, que somos, vivemos, permanentemente, o paradoxo envolvendo o “admirar a mudança” e a resistência em “fazer parte dela”
Trazemos traços instintivos muito fortes de nossa ancestralidade, onde o homem das cavernas tinha o mindset de "luta" e "fuga”.
Mas, já há algum tempo, percebemos que isso não nos ajudará a caminhar para o futuro.
Gosto muito desta frase do Alvin Tofler um futurista americano que diz: O analfabeto do século 21 não será aquele que não sabe ler e escrever, mas sim aquele que não consegue aprender a desaprender para reaprender.
“Adaptabilidade é a nossa capacidade de abraçar o novo, abandonando velhos paradigmas e assumir o protagonismo das mudanças que contribuam para um futuro relevante.”
É ter consciência dos desafios que nos rodeiam para compreender e responder com sucesso
A inteligência adaptativa consiste não só em enfrentar as mudanças, mas também aproveitá-las para avançar com sucesso!
...É sair da zona de conforto... É se desapegar.
“As vezes é necessário passar a borracha e começar do zero”
Portanto o novo profissional precisa desenvolver a capacidade de se moldar, sem a expectativa de que as coisas voltarão ao seu estado anterior.
Pesquisas recentes conduzidas pela Deloitte apontam que 80% das pessoas não tem as habilidades necessárias para 60% dos empregos nos próximos 5 anos.
Estudo feito pela IBM Institute for Bussines Value apontam que nos próximos 3 anos mais de 120 milhões de trabalhadores das 10 maiores economias do mundo precisarão se recapacitar onde o tema central serão as soft skills.
Portanto adaptabilidade é perceber que o cenário mudou.
É estar aberto para o novo. Se desapegue do que se foi, do que você tinha, e do que passou.
Um mundo em transformação nos exige muita abertura ao desconhecido, lidar com o não vivido.
E isso nos desafia a dar novos contornos a diversas soft skills que nos serão fortemente exigidas.
Chega de expectativas, aceite as Incertezas!
“A tecnologia vai ocupar um lugar decisivo em nossas vidas”. Portanto esteja aberto para este novo futuro. O momento agora é de colocar o foco das atenções na capacidade de adaptação para nos transformarmos.
Se permita fazer diferente!
Lucedile Antunes é Palestrante, Mentora e Especialista no desenvolvimento de Soft Skills, apaixonada pela evolução das pessoas, autora de diversos artigos e livros sobre desenvolvimento humano, autora e Idealizadora do livro Soft Skills – Competências Essenciais para os Novos Tempos - Literare Books Internacional eleito um Best Seller pela Revista VEJA em 2020. Coach com credenciamento internacional - ACC pela International Coach Federation.
Comments